Garisenda:conheça a torre inclinada de Bolonha que tem risco de queda
A torre Garisenda, um dos símbolos mais conhecidos de Bolonha, na Itália, está com risco de desabar devido a sua inclinação.
O edifício medieval está inclinado, assim como seu equivalente em Pisa. Atualmente, oscilações atípicas observadas por técnicos que monitoram regularmente sua estabilidade geraram temores de que ele possa desabar.
Nos últimos meses, os sensores detectaram ruídos anômalos, oscilações, vibrações e pequenos movimentos.
De acordo com o El País, as autoridades locais começaram a construir uma barreira de cinco metros de altura ao redor da torre para proteger edifícios próximos em caso de queda de pedras ou para conter os detritos em caso de desabamento.
A torre e a praça abaixo dela deverão permanecer fechadas por vários anos, segundo a prefeitura de Bolonha, enquanto o trabalho de restauração é realizado.
A Garisenda junto com a Asinelli são as Torres mais famosas no horizonte de Bolonha. A Garisenda já foi citada por Dante na “Divina Comédia” e em outras obras.
Asinelli tem 97 metros de altura e, até recentemente, os visitantes podiam subir até o topo, enquanto a Garisenda, construída em 1109, é mais baixa, com 48 metros, embora se incline mais devido ao afundamento do solo em suas fundações.
Agora, a prefeitura da cidade afirma que o processo de restauração acaba de começar e representa a primeira fase do plano para estabilizar a torre e torná-la segura. No entanto, os técnicos ainda não chegaram a um acordo e estão discutindo as próximas etapas para resolver a situação de forma definitiva.