Fundos de investimento dos super-ricos serão taxados? Entenda
Fundos exclusivos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta (19) que vai enviar ao Congresso projeto de lei para tributar os fundos de investimento exclusivos, conforme informações do Estado de S. Paulo e Estadão Conteúdo.
A proposta para taxar fundos de investimentos exclusivos vai estar incluída em um pacote de medidas econômicas que vai ser remetido ao Legislativo no mês de agosto.
A ideia de taxação dos fundos de investimento aconteceu após o governo fechar um acordo com a Câmara para iniciar a tributação de apostas esportivas online.
No caso dos fundos de investimento, a proposta é destinada a poucos investidores super-ricos e com quantias elevadas, visto que os fundos exclusivos têm esse público alvo.
Quem tiver aplicações nesse tipo de fundo de investimento apenas recolhe o Imposto de Renda (IR) no momento do resgate do dinheiro.
A ideia de taxar os recursos investidos em fundos de investimento dessa categoria não é uma novidade. No ano de 2017, o ex-presidente Michel Temer editou MP com esse intuito.
Na época, o governo anunciava que aumentaria sua arrecadação em R$ 10,7 bilhões - porém, a proposta teve resistência do Congresso e não foi para frente.
Atualmente, são 2.760 fundos de investimento exclusivos com somente um cotista no mercado financeiro do Brasil, conforme aponta a plataforma TradeMap e levantado pelo E-Investidor.