Fiagro: como investir na valorização de fazendas? Saiba mais
A gestora 051 Capital explica as diferentes modalidades de Fiagro - fundos que investem no agronegócio - e como é possível lucrar com a valorização de terras.
Flávio Aragão, sócio da 051 Capital e um dos responsáveis pelo fiagro FZDA11, afirma que o Fiagro pode ser muito lucrativo por meio da venda de propriedades agrícolas.
Como existe uma demanda por novas terras produtivas, a valorização de propriedades em regiões de fronteira agrícola pode elevar o preço dessas terras. Por isso, o Fiagro pode ser ainda mais lucrativo.
“Por isso, a gente vai comprar terra no Matopiba, área que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A região vai se desenvolver e os grandes produtores vão caminhar para lá”, destaca o especialista.
No caso da 051 Capital, o fundo FZDA11 quer justamente capturar a valorização da terra. “O arrendamento é um ‘plus’.
O fiagro de terras é uma maneira de lucrar investindo diretamente em fazendas com potencialde valorização.
Porém, a maioria dos fiagros atualmente investe em crédito (CRA), tais como os fundos AAZQ11 e XPCA11. Outros investem no agronegócio e pegam a terra como garantia.
Também, existe no mercado um fundo que mescla os investimentos em crédito e imóveis rurais, tal como o SNAG11, da Suno Asset.
Os fiagros do tipo papel negociam títulos de créditos aos produtores ou empresas agrícolas. Isso pode gerar um ganho de IPCA + 10% a 12%, ou CDI + 3%.
Por fim, o investidor tem várias opções de investir no agronegócio por meio dos fiagros, seja através dos fundos de crédito, híbridos ou que investem apenas em fazendas.