FUNDO DE GARANTIA

Suno Notícias

27 de setembro, 2023

FGTS Digital: O que vai mudar no benefício para colaborar e empresa?

O FGTS Digital é a nova forma de recolhimento do benefício do fundo de garantia, apresentada pelo governo federal e que agora passa pela sua primeira fase de testes. 

Já é confirmado que o FGTS Digital será implementado no país a partir de janeiro de 2024. Mas antes da data, o período de testes ficará aberto até o dia 10 de novembro.

O objetivo da ferramenta é aumentar a produtividade, enquanto também permite um acesso mais fácil para os trabalhadores de seu histórico de contribuições.

Para isso, a medida altera: – A data de vencimento pelas empresas, agora no 20º dia do mês seguinte ao da competência; – Fatos geradores de FGTS antes do Digital devem ser recolhidos no sistema da Caixa via SEFIP; – Recolhimento 100% via Pix; – Dados puxados do eSocial; – Emissão da CRF pode ser impactada se os valores não forem recolhidos no prazo.

As funcionalidades do FGTS Digital englobam: – Simulação de pagamentos; – Pagamento de multa de indenização; – Gestão de guias; – Outorga e manutenção de procurações; – Consulta de extratos; – Remunerações para fins rescisórios; – Emissão e consulta de guias.

A partir de 10 de novembro, o acesso ao FGTS Digital será suspenso, retornando apenas em janeiro de 2024 de maneira definitiva.