Faustão não furou fila de espera do SUS; Entenda polêmica sobre transplante cardáico
Fausto Silva, o Faustão, conseguiu fazer o transplante de coração neste domingo (27). Desde 5 de agosto, ele estava internado na UTI do hospital Albert Eistein, tratando uma insuficiência cardíaca
O apresentador de 73 anos estava no segundo lugar da fila de espera por um coração, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
Segundo a equipe médica, a oferta do órgão para Faustão foi priorizada na fila de espera pela gravidade do seu estado de saúde. O paciente que estava antes de Faustão havia recusado o órgão.
O tempo médio de espera por um transplante de coração costuma ser de 1 a 3 meses.
Como funciona a fila de transplantes?Os transplantes de órgãos no Brasil devem respeitar o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), independente de serem custeados pelo SUS ou de forma privada.
Para entrar na fila, o paciente deve ter o estado de saúde avaliado pela equipe médica. Cada região ou estado tem a sua própria lista, compartilhadas para controle federal.
Assim, a organização impede que alguma pessoa se cadastre em locais diferentes ou desrespeite alguma das normas do Sistema.
Os critérios da fila de transplantes nacional incluem:– Ordem cronológica;– Gravidade do paciente;– Tipo sanguíneo;– Porte físico.