INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Suno Notícias

09 de dezembro, 2023

Europa avança na regulamentação de IA; veja as decisões iniciais

A União Europeia deu mais um passo na regulamentação da inteligência artificial (IA). Legisladores europeus conseguiram estabelecer uma lei que pode influenciar o setor global de tecnologia.

Pioneira na Lei de Inteligência Artificial da UE, as decisões do bloco impactam big techs, incluindo Meta Platforms (dona do Facebook e Instagram), Apple e Alphabet (do Google).

O acordo inclui a proibição de alguns apps de IA, como a raspagem não direcionada de imagens para reconhecimento facial, e estabelece regras para sistemas considerados de alto risco.

As penalidades para violações das regras podem chegar a até 7% da receita global da empresa, dependendo do tamanho da empresa e da regra quebrada.

Enquanto a UE avança com regulamentações, outros países, como os EUA e China, também exploram medidas para legislar sobre o uso da IA, cada um com abordagens distintas.

A Lei de IA da Europa foi proposta pela primeira vez em 2021, antes do lançamento do ChatGPT da OpenAI e o Bard do Google. A expansão deles e mais aplicativos de IA nos últimos anos reforçaram a importância de avançar na regulamentação.

O acordo enfrenta críticas do setor e grupos de consumidores, sendo considerado caro e deixaria o bloco europeu “para trás” na corrida da Inteligência Artificial.

Além disso, a aprovação final de parlamentares dos 27 países da UE sobre as novas regras para IA é necessária e só deverá entrar em vigor por volta de 2026. (Com informações de Estadão Conteúdo).