EUA reformulam programa que oferece green card a investidor
Suno Notícias
6 de setembro, 2022
O programa de visto de investidores dos Estados Unidos, o EB-5, foi reautorizado pelo Congresso norte-americano após nove meses.
O plano, que permite que investidores imigrantes apliquem para o green card, teve “importantes reformas” trazendo maior transparência.
O Brasil está entre as cinco principais nacionalidades que aplicam para o visto desde 2016. Em 2017, o país ocupou o terceiro lugar no ranking
O EB-5 é um programa federal norte-americano que permite que investidores qualificados e seus familiares diretos tenham residência permanente nos Estados Unidos.
O investidor pode se candidatar por meio de um investimento direto ou via centro regional. O segundo, criado em 1993, permitiu que empresas reunissem várias pessoas para financiar projetos maiores.
Até a pausa do programa, em junho de 2021, cerca de 95% dos candidatos ao visto pelo EB-5 optaram por investir via centro regional.
Para iniciar o processo, é necessário fazer um investimento mínimo estipulado por lei. Os valores passam a ser de US$ 800 mil para projetos de infraestrutura ou negócios localizados em centros de maior desemprego.
Para negócios localizados em áreas que não atendam as características mencionadas, o aporte mínimo é de US$ 1,050 milhão.
Com a nova lei, há maior proteção para quem aplica para o programa. A regulamentação e a auditoria dos centros regionais também estão mais protegidas.
Além disso, há um estudo em andamento para diminuir o tempo de processamento das solicitações do visto, que costumam levar de dois a três anos, para seis meses.