Quais são os inimigos da conta de luz? Saiba como economizar
ECONOMIA NA ENERGIA
Com o inverno se aproximando, a tendência é usarmos mais alguns eletrodomésticos, como ar-condicionado e aquecedores ou tomar banhos mais quentes e longos.
Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estima que em 2023 haverá um aumento médio de 5,6% nas contas de energia por todo o país.
Para não se assustar com o boleto no final do mês, confira a lista a seguir dos artigos domésticos que mais afetam sua conta de energia.
Geladeira:Tanto a refrigeração dos alimentos quanto a iluminação interna consomem muita energia. O truque é abrir o menor número de vezes possível ao longo do dia.
Chuveiro elétrico: Os gastos com banho não refletem apenas na conta de água; se você toma banhos quentes e demorados, é provável que isso esteja elevando alguns reais na sua conta. Adotar banhos mais curtos é uma técnica para economizar.
Ar-condicionado:Item favorito do verão na casa de muitos brasileiros, o aparelho consome 10 vezes mais energia que o ventilador. Se está tentando economizar, o ideal é não deixá-lo ligado por longos períodos.
“Esquecidos na tomada”: Abajures, luminárias, computadores, TVs e videogames, todos esses são artigos que individualmente têm um baixo consumo de energia. Porém, quando os deixamos por muito tempo na tomada, podem impactar a conta.
Outros itens que também podem ter protagonismo na conta de energia:
- Máquina de lavar roupa;
- Micro-ondas;
- Cooktop;
- Aquecedor;
- Secador de cabelo;
- Lâmpada fluorescente.