ATENÇÃO

Suno Notícias

23 de agosto, 2023

Emissão de nota fiscal para MEI vai mudar em setembro

A Receita Federal divulgou, na última sexta-feira (18), diversas novidades que podem facilitar a vida dos mais de 14 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) no país.

Uma delas é que a emissão de notas fiscais eletrônicas ficaram mais simples, tornando mais fácil para quem é MEI se adequar à Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional 169/22.  Assim, segundo a decisão, a partir de setembro, a categoria deve emitir notas fiscais de acordo com o padrão nacional.

A emissão de nota fiscal, que até então variava de município para município, agora está unificada e simplificada com a integração via plataforma gov.br.  Isso representa, para muitos MEIs, o fim das dores de cabeça causadas pela legislação municipal e a eliminação das longas filas nos órgãos municipais.

Assim, com o novo sistema, os microempreendedores que possuem os selos Prata ou Ouro do gov.br não precisarão preencher extensos formulários para criar uma senha.

Além disso, a versão web também conta com a emissão simplificada da NFS-e, que passa a funcionar de maneira parecida com a versão para dispositivos móveis (mobile), bastando inserir três informações para emitir o documento fiscal.

Já para os que optarem pela versão mobile agora é possível gerar e compartilhar o Documento Auxiliar da NFS-e (DANFSE) em formato PDF.

Como emitir nota fiscal? É importante destacar que, para os MEIs que estão se adaptando à novidade, emitir notas fiscais pelo aplicativo NFS-e Mobile é um processo bastante simples.  Após baixar o aplicativo (Android e iOS) e realizar o login, basta seguir um rápido passo a passo.

Primeiro é preciso selecionar “Emitir NFS-e” e, depois, preencher as informações pertinentes ao serviço prestado.  Na sequência, indicar o valor do serviço, e, finalmente, emitir a NFS-e. Após essa ação, o documento estará pronto para ser compartilhado com o cliente.