Como economizar no mercado com a alta generalizada nos preços?
5 dicas para economizar
Com a comida mais cara, os consumidores tendem a procurar maneiras de gastar menos na hora de fazer compras.
Especialistas dizem que não há um truque ou dica certeira em um quadro de inflação com dois dígitos.
Mas, com pesquisa e dedicação, além de algumas mudanças de comportamento ao fazer compras, dá para sentir uma boa diferença na hora do pagamento no caixa.
André Braz, economista da FGV, recomenda que, antes de ir ao mercado, o consumidor faça um inventário do que já tem em casa para não comprar comida dobrada, repetida ou em excesso.
1. Faça uma lista de compras consciente
“O supermercado entende que, quando você compra muito de um determinado produto, é porque aquele preço está baixo e ele vai subir o valor da mercadoria“, disse.
Dê preferência a produtos de marcas alternativas, que geralmente possuem um preço médio mais baixo. Essas alternativas não significam necessariamente que são de segunda linha.
2. Prefira marcas alternativas
Uma grande compra do mês não é o mais indicado. O consumidor corre o risco de perder diversas ofertas e promoções de alimentos que costumam surgir ao longo do mês.
3. Evite compras do mês
Os preços de alguns produtos estão muito baratos no atacado? Leve, preferencialmente, os não perecíveis ou materiais de limpeza e higiene.
4. Comprar no atacado
Com um cardápio para a semana, além de economizar com itens que não são necessários, só será preciso comprar os ingredientes que estão faltando para as receitas planejadas.