Black Friday

Suno Notícias

21 de novembro, 2022

Black Friday: como economizar nas compras?

Durante a Black Friday, em média, é esperado que os brasileiros gastem em média R$ 2 mil, segundo levantamento do Mercado Livre.

Muitas pessoas acabam comprando para o Natal, ano-novo e também adquirem itens como TVs, computadores e eletrodomésticos.

Entretanto, claro que consumir com responsabilidade é o ideal. Evitar gastar muito dinheiro e ficar no vermelho no final do ano deveria ser a meta dos brasileiros. 

O Consultor Financeiro Claudio Munhoz, que atende pelo GetNinjas, listou algumas dicas para aproveitar as ofertas da Black Friday sem o risco de ficar no vermelho.

1 - Programe seus gastos Conforme o especialista, o ideal é reservar uma quantia para gastar no dia. De preferência, junte o dinheiro com bastante antecedência.  Também é recomendável organizar uma reserva para a data.  “O grande segredo é analisar o que de fato é necessidade, focar neste produto específico e comparar preços”, comenta o especialista.

2 - Evite o Black Fraude O termo “Black Fraude” foi criado por alguns consumidores para denunciar falsas promoções ou descontos fantasmas. O famoso "dobro pela metade". Para saber se as promoções realmente valem a pena, Cláudio orienta acompanhar antecipadamente a variação de preços dos produtos. 

3 - Pagamento à vista Para o consultor, é preferível que o consumidor escolha essa modalidade até mesmo em compras feitas no cotidiano.  Assim, o comprador evita taxas, os possíveis juros de um parcelamento e ainda consegue descontos expressivos.  No formato à vista, evita-se a dívida pelos próximos meses, ou até mesmo anos. A única ressalva do profissional em relação ao pagamento feito à vista é se não houver desconto.

4 - Se sobrar dinheiro, guarde ou invista Apesar da tentação, é preferível guardar o dinheiro e transformá-lo em investimento, montando uma carteira de ações, fundos, títulos públicos, aplicações imobiliárias, entre outros, ou aplicando no Tesouro Selic, diz o especialista. “As decisões de compra devem ser sempre pautadas pela necessidade e não pelo consumismo guiado por falsas promoções”, alerta o coach.

5 - Devo ou não gastar? Para solucionar o questionamento, é necessário fazer uma autoavaliação, diz. O produto é uma necessidade? O preço para adquiri-lo é realmente uma boa chance? Se as respostas forem "sim", gastar o dinheiro pode ser uma oportunidade conveniente. Do contrário, a recomendação é reservar a quantia e não gastar por impulso.

Boas compras!