Modalidades deixarão de existir a partir desta quinta (29)
SAIBA MAIS
FIM DO DOC E TEc?
Considerados dois dos mais tradicionais meios de transferência bancária, o DOC (Documento de Ordem de Crédito) e o TEC (Transferência Especial de Crédito) deixarão de existir a partir desta quinta (29).
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a extinção das duas modalidades de meio de pagamento considera o desinteresse dos brasileiros em utilizá-los.
Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado.
A decisão de encerrar o DOC e o TEC foi aprovada pela governança da Febraban em maio de 2023, após discussões com os 114 bancos associados ao longo de 2022.
A decisão também considerou a experiência e o custo-benefício aos clientes, já que outras modalidades oferecem o mesmo serviço do DOC.
As transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano, segundo a Febraban.
A descontinuação do DOC e da TEC começou em 15 de janeiro deste ano, dia limite para os bancos oferecerem aos clientes o serviço de emissão e agendamento do DOC, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
As transações puderam ser agendadas até esta quinta, 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente.
A Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuará sendo uma opção válida.