Dinamarca procura trabalhadores estrangeiros para diversas áreas; saiba mais
A Dinamarca divulgou uma atualização recente da lista de profissões mais demandadas no país, conhecida como a "lista positiva". Essa relação oferece oportunidades para cidadãos de fora da União Europeia obterem permissão de trabalho e residência na Dinamarca, informa o Valor Econômico.
Os setores de Engenharia, Saúde, Tecnologia e Educação têm maior demanda por profissionais qualificados, segundo a atualização da lista da Agência Dinamarquesa para Recrutamento e Integração Internacional.
A maioria das vagas requer diploma universitário no campo correspondente, embora o setor de TI ofereça oportunidades com base na experiência profissional.
A lista de escassez de profissionais na Dinamarca é atualizada semestralmente, utilizando monitoramento contínuo do mercado de trabalho, dados do seguro-desemprego e conselhos regionais do mercado de trabalho.
O setor de engenharia tem vagas em diversas especialidades, como civil, mecânica, automação, ambiental, qualidade e TI. Na área da saúde, há oportunidades para profissionais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e fonoaudiólogos.
A área de tecnologia apresenta oportunidades para desenvolvedores de software, arquitetos de rede, desenvolvedores web e consultores de cibersegurança.
Estrangeiros que desejam solicitar autorizações de moradia e trabalho na Dinamarca precisam apresentar uma oferta de trabalho de um empregador local. Para algumas profissões regulamentadas, podem ser necessárias certificações técnicas ou até mesmo cidadania dinamarquesa.
Brasileiros com oferta de trabalho no país devem solicitar as autorizações diretamente com o governo dinamarquês. O tempo médio de espera para o processamento dos pedidos é de 30 dias e a taxa cobrada fica em torno de R$ 4.520, diz o Valor.