DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Suno Notícias

20 de novembro, 2023

 Diferença salarial para pessoas negras pode chegar até 39,2%

Neste dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, uma representação simbólica da ainda persistente desigualdade racial no Brasil.

Sob a perspectiva do mercado de trabalho, o crescimento do PIB, a queda na taxa de desocupação e a alta no número de empregos formais foi muito positiva.

Entretanto, dados da PNAD Contínua do IBGE, em um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam para um mercado de trabalho que ainda poderia ser mais igualitário. Atualmente, entre os desempregados no Brasil, 65,1% são pessoas negras.

Atualmente, entre os desempregados no Brasil, 65,1% são pessoas negras.

No espaço de trabalho, 33,7% dos cargos de direção e gerência são ocupados por negros. Isso representa uma taxa, em comparação com o número de negros empregados, que 1 a cada 48 trabalhadores negros assumem um cargo de liderança, enquanto que para homens não negros, a proporção é de 1 para 18.

No recorte salarial, profissionais negros receberam em média 39,2% a menos que não negros.

Em outra análise, um levantamento do portal de recrutamento Vagas evidenciou que: Pardos ganham 9% menos que profissionais equivalentes brancos; Pretos recebem 16% a menos do que brancos no mesmo cargo; – Entre os negros, pretos recebem 9% menos que mestiços (de pele mais clara).