Desenrola Brasil deve ajudar 70 milhões de brasileiros com dívidas
PERDÃO DE DÍVIDAS
Com o lançamento do novo Programa Desenrola Brasil se aproximando, muitos brasileiros se perguntam se terão suas dívidas perdoadas.
Para entender como funciona a nova proposta do governo Lula, parte de sua promessa de eleição, que deve entrar em vigor em julho, veja as principais regras.
Nos cálculos do Ministério da Fazenda, é esperado que o programa beneficie 70 milhões de pessoas em situação de endividamento.
O Desenrola vai atingir famílias com dívidas de até 31 de dezembro de 2022, que recebam no máximo dois salários mínimos.
Para saber se poderá quitar suas dívidas, o primeiro passo é aguardar a divulgação dos credores, ou seja, as instituições financeiras que devem receber a dívida, que irão adotar a medida.
Cerca de 1,5 milhão de brasileiros têm dívidas de até R$ 100. Os credores que entrarem no programa devem perdoar essas dívidas e tirar o nome desses clientes dos registros de devedores segundo o ministério da Fazenda.
Além desses débitos, a ideia é que essas pessoas consigam renegociar as dívidas de até R$ 5 mil. Porém, o valor pode variar de acordo com as instituições e só deve ser especificado mais próximo do lançamento.