Veja quando os investidores têm direito a ressarcimento por falhas das corretoras.
Dinheiro de volta!
Em 2021, cerca de R$ 1,4 milhão foi ressarcido a investidores, um volume 46% maior do que o pago no ano anterior.
A soma mostra que os investidores estão mais conscientes quanto aos seus direitos quando a corretora falha e lhes causa prejuízos.
Veja quando o investidor tem direito ao ressarcimento?
Em caso de falha na transação porque a plataforma da corretora apresentou instabilidade, desde que se prove o prejuízo à carteira.
1
Execução infiel de ordens de compra e venda - quando o intermediário cancela indevidamente a ordem e encerra posição no ativo.
2
Quando o investidor faz uma operação inadequada ao seu perfil sem saber disso, porque a corretora não sinalizou o erro.
3
Quando a corretora vende um ativo sem autorização e priva o investidor de ter ganhos mais vantajosos.
4
Se a corretora entrega ao investidor ativos ilegítimos ou de circulação restrita
5
Em casos de intervenção ou decretação de liquidação extrajudicial dos ativos pelo BC
6
Por fim, se a corretora encerrar suas atividades.
7
Como solicitar ressarcimento
Dentro do prazo de 18 meses depois que ocorreu o prejuízo, o investidor deve entrar no site da BSM, órgão da CVM que atende os ressarcimentos, e registrar a ocorrência.