Copom aumenta taxa básica de juros e sinaliza reduzir ritmo de altas

Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu na quarta (2) elevar a taxa Selic de 9,25% para 10,75%. É o oitavo aumento seguido da taxa.

Repórter: Poliana Santos

O Comitê enfatizou que “irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas."

O comitê do BC disse que antevê como mais adequada, neste momento, “a redução do ritmo de ajuste da taxa básica de juros.”

Ponderação importante

O Copom prevê um corte de juros neste ano. Cenário base é subir a Selic para 12% no primeiro semestre e terminar o ano a 11,75%. Esse cenário supõe trajetória de juros que se eleva para 12% no primeiro semestre de 2022, termina o ano em 11,75% e reduz-se para 8,00% a.a. em 2023.

"

Scribbled Underline

Texto da decisão do Copom

Trajetória da Selic 

A taxa atingiu os dois dígitos pela primeira vez desde julho de 2017, quando também estava em 10,25% ao ano.  De março a junho do ano passado, o Copom tinha elevado a taxa em 0,75 ponto percentual em cada encontro. No início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião. 

Com a alta da inflação e o agravamento das tensões no mercado financeiro, o reajuste passou para 1,5 ponto nas três últimas reuniões.