Veja 5 fatos sobre o evento que começa hoje (31) em Glasgow

COP26

A COP26, evento das Nações Unidas considerado chave no combate ao aquecimento global, começa hoje (31) em Glasgow, na Escócia.  Entenda em 5 fatos o que é a COP e por que ela é importante.

COP significa Conferência entre as Partes. O evento ocorre anualmente desde 1995, com exceção de 2020, quanto foi adiado por causa da pandemia da covid-19.

1. O que é COP? 

O anfitrião desta edição, que reunirá 196 o países e a União Europeia, será o Reino Unido. Os encontros ocorrem entre hoje (31) e o dia 12 de novembro

Os compromissos dos países ainda não são suficientes para garantir que o aquecimento global ficará no nível determinado no Acordo de Paris. 

2. Por que é importante?

Para investidores, é importante ficar de olho no evento porque as ações resultantes do evento devem impactar as empresas, possivelmente beneficiando as que já estão atentas à agenda ESG.

Entre os temas estão metas maiores para redução da emissão de gases de efeito estufa, além de como financiar este tipo de medida.

3. O que será debatido?

Também serão debatidas regras para o mercado de carbono, que prevê o seguinte mecanismo: países que reduzem suas emissões além das metas podem vender seus créditos para outros países, direcionando o dinheiro para os locais que mais precisam evoluir nesta área.

O Acordo de Paris, de 2015, pretende combater o aquecimento global, e os países devem atualizar seus planos a cada 5 anos. Alguns anunciaram antes mesmo da COP26, e outros anunciarão nos próximos dias.

4. Qual é a relação com o Acordo de Paris? 

5. E o papel do Brasil na COP26?

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai ao COP26, assim como congressistas ligados à pauta ambiental e ao agronegócio. O país deve chegar desacreditado ao encontro, em meio ao aumento de desmatamento e queimadas. 

Quer saber mais sobre a relação entre impacto ambiental e investimentos?