GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Suno Notícias

08 de outubro, 2023

Conflito Israel e Hamas: o que aconteceu até o momento?

Meio século depois da Guerra de Yom Kippur, que teve início com uma invasão surpresa de Israel por parte do Egito e da Síria, militares palestinos começaram um novo grande ataque no último sábado (7), durante um feriado judaico.

Segundo agências internacionais, o ataque marca a mais ambiciosa ofensiva já lançada por um grupo palestino, sendo maior do que a Segunda Intifada, ocorrida nos início dos anos 2000.

Segundo o último balanço feito pelas autoridades no domingo (8), mais de mil pessoas morreram nos ataques, a maior parte delas em Israel.  Milhares de pessoas também estão feridas.

No sábado (7), o Hamas havia lançado 2500 foguetes contra o centro e o sul de Israel na sua incursão, além de dezenas de terroristas que invadiram a fronteira atacando civis.

De acordo com agências internacionais, homens armados do Hamas invadiram o território israelita na região sul do país, atirando contra pessoas que estavam nas ruas.  Além disso, muitos israelenses foram levados como reféns para a Faixa de Gaza.

Autoridades internacionais já articulam posições após o início da Guerra em Israel e do acirramento da tensão na região da Faixa de Gaza, como Estados Unidos, por exemplo. 

O confronto entre Israel e Hamas se estende, pelo menos, desde 1947, quando as Nações Unidas propuseram a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.

Ocorre que, no ano seguinte, Israel foi reconhecido como país e, desde então, há uma disputa por território, com inúmeros acordos tentando estabelecer a paz na região.