AZUL, LATAM E GOL VOAM

Suno Notícias

31 de julho, 2023

Companhias aéreas recebem menos reclamações em 2023; veja ranking

O Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br da Anac registrou uma queda no número de reclamações de passageiros contra companhias aéreas no primeiro trimestre de 2023.

O total de 20.879 queixas representa 45,3% menos do que no período em 2022.  Ao todo, 27,4 milhões de passageiros foram transportados e 76,12 reclamações a cada 100 mil passageiros, uma baixa de 55,1% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

Confira a seguir o número de reclamações das companhias aéreas nacionais: 1º: Gol: 81,90 reclamações/100 mil passageiros; 2º: Latam: 69,32/100 mil passageiros; 3º: Azul: 54,78/100 mil passageiros.

Já entre as internacionais, as reclamações chegam a níveis bem mais altos: 1º: TAP Air Portugal: 321,19/100 mil passageiros; 2º: Copa Airlines: 115,30/100 mil passageiros; 3º: Air France: 92,12/100 mil passageiros; 4º: American Airlines: 75,65/100 mil passageiros; 5º: Aerolíneas Argentinas: 42,53/100 mil passageiros; 6º: Flybondi: 10,71/100 mil passageiros.

Entre as 9 companhias aéreas analisadas, as nacionais ficam no top 3 de satisfação dos clientes, com Azul na frente (4,24 pontos), seguida da Latam (3,83) e Gol (3,44). A nota máxima é 5.

As três também ocupam o pódio de melhores em resoluções de problemas, com índices altos: 1º Azul: 91,30%; 2º Latam: 86,07%; 3º Gol: 80,50%.

A Azul (AZUL4) também foi reconhecida como a empresa aérea mais pontual do mundo em 2022, em relatório da empresa Cirium, que analisa performances operacionais internacionais.