Como validar cadastro para receber o PIS/Pasep 2024?
Para muitos trabalhadores, o pagamento do PIS/Pasep é visto como um 14º salário.O recebimento, porém, vai exigir que o trabalhador esteja dentro das regras e, assim, consiga validar sua participação.
A liberação do PIS (Programa de Integração Social) acontece por meio da Caixa Econômica a quem trabalha com carteira assinada em empresa privada. Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é depositado no Banco do Brasil aos servidores públicos.
A expectativa é de que o PIS/Pasep 2024 seja pago entre os meses de fevereiro e junho, como aconteceu neste ano. O prazo final para saque da quantia é dezembro, e quem não recebeu dentro do limite estabelecido, tem até 5 anos para resgatar, mas no calendário do ano seguinte.
O pagamento do benefício de 2024 deve ser liberado a quem:- Trabalhou por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2022;- Recebeu no máximo dois salários mínimos por mês;- Está inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;- Foi incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), ou eSocial enviado pela empresa.
Não existe um tipo de inscrição específica para conseguir receber o abono salarial. Na verdade, existem etapas para que o repasse aconteça e que dependem não só do trabalhador.
Confira:
- Cumpra com os requisitos de renda e de período trabalho exigidos;- Verifique se os seus dados foram enviados corretamente pela empresa ao governo, por meio da RAIS ou eSocial;- Confira se os valores foram depositados na sua conta corrente, ou teve uma conta aberta em seu nome para essa finalidade.