Renda fixa

Como investir em Renda Fixa para ter renda extra?

Suno Notícias

29 de agosto, 2022

Como a renda fixa pode ajudar o investidor a alcançar sua independência financeira e oferecer renda extra?

Em primeiro lugar, o investidor precisa se localizar em qual etapa ele está em sua jornada financeira. Há basicamente duas fases: de acumulação e de usufruto.

Neste caso, a etapa da acumulação consiste na construção do patrimônio do investidor, quando a pessoa está fazendo seus aportes e ainda não possui capital suficiente para “viver de renda”.

O Suno Notícias apurou as melhores alternativas para você ter renda extra através da renda fixa. Esta matéria faz parte da Semana da Renda Fixa, realizada com apoio da SVN Investimentos.

Para quem escolhe a renda fixa para manutenção do seu custo de vida, os ativos que geram pagamento de cupons são os melhores, afirma Luciana Ikedo, que é assessora de investimentos e sócia da RV4 Investimentos.

Os títulos públicos do Tesouro Direto que pagam juros semestrais são bastante indicados. “Esses ativos são ótimos porque o investidor tem a convicção que o patrimônio dele está sendo atualizado acima da inflação”, lembra Ikedo.

A vantagem desses títulos que pagam cupons semestrais é poder se organizar para receber os juros semestrais, seja para seu uso diário ou simplesmente engordar seu fluxo de caixa.

Além do Tesouro Direto, “alguns títulos de crédito privado pagam juros anuais, semestrais e até eventualmente mensalmente”, afirma a assessora de investimentos. Entre eles, existem as:

- Debêntures incentivadas - Certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) - Certificados de recebíveis agrícolas (CRAs)

Para quem ainda está começando ou tem poucos recursos, é interessante começar com os ativos bancários, tais como: Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), e Crédito Agrícola (LCA).

O interessante de investir em ativos de renda fixa que pagam juros é poder utilizar do capital “extra” para reinvestimento. É muito parecido com os dividendos pagos pelas empresas.

De forma geral, esses títulos pagadores de juros podem ser usados tanto para quem já se aposentou e usufrui de renda passiva quanto para quem quer acúmulo de capital, afirma Vinícius Romano, analista de investimentos da Suno Research e especialista em renda fixa.

Para quem está na fase de acúmulo de patrimônio, Romano aconselha utilizar os títulos sem juros semestrais. O analista explica que a cada recebimento existe o pagamento de imposto de renda retido na fonte.

Se você quer ter renda extra e não abre mão de investir em renda fixa, é importante escolher os melhores ativos dentro dos seus objetivos e do seu perfil como investidor.

Antes de pensar em construir sua carteira, Ikedo ressalta a necessidade do investidor ter uma reserva de emergência. A assessora de investimentos ressalta que sem essa reserva o investidor pode ter problemas caso tenha que fazer o resgate de algum título antes do prazo.

O investidor pode dividir sua carteira em ativos pós-fixados, prefixados e indexados em inflação”, lembra o analista da Suno. Isso possibilita a entrada em todos os “ambientes” da renda fixa.

A Semana da Renda Fixa vai de 29 de agosto a 2 de setembro, com conteúdos especiais sobre o assunto no Suno Notícias, para você ficar por dentro do tema e entender como aumentar seu capital. Clique e aprenda mais!