Carteira diversificada

Suno Notícias

19 de abril, 2023

Investimento em agro: 5 formas de ganhar dinheiro

Diante da busca dos investidores pela diversificação de suas carteiras no mercado de capitais, os produtos relacionados ao agronegócio têm se destacado na Bolsa de Valores brasileira (B3).

Considerando os ativos do agronegócio, o número de investidores registrou um crescimento anual de 95% em 2022, chegando a 1,6 milhão.

Mas, afinal, quais são as diferentes formas de investir no agronegócio? O Suno Notícias explica a seguir as características de 5 ativos.

Os Fiagros são uma categoria de fundos de investimento que investem em cadeias produtivas da agroindústria, assim como em imóveis associados ao setor.

1. Fiagros

“A principal vantagem dos Fiagros é a diversificação do portfólio. Por meio dos fundos, os investidores podem explorar diversas oportunidades no setor e compor um portfólio completo para se defender nos ciclos econômicos”, diz Gabriel Diniz Junqueira, analista agro.

1. Fiagros

Na Bolsa de Valores brasileira existem diversas ações do agronegócio que podem ser escolhidas pelo investidor.

2. Ações de empresas agro

Alguns exemplos de ações do agronegócio e alimentos são: JBS (JBSS3), Raízen (RAIZ4), Jalles Machado (JALL3), Marfrig (MRFG3), SLC Agrícola (SLCE3), São Martinho (SMTO3), Camil (CAML3), Minerva Foods (BEEF3), M. Dias Branco (MDIA3), Brasil Agro (AGRO3), Kepler Weber (KEPL3), Boa Safra (SOJA3), Três Tentos (TTEN3), Agrogalaxy (AGXY3), PomiFrutas (FRTA3), Josapar (JOPA3) e BRF Foods (BRFS3).

2. Ações de empresas agro

As LCAs (Letra de crédito do agronegócio) são títulos emitidos por instituições financeiras visando financiamento da atividade agropecuária.

3. LCAs

Os CRAs (Certificados de Recebíveis Agrícolas) representam recebíveis de empresas do setor.

4. CRAs

Já a CPR (Cédula de Produtor Rural) é um título que representa a promessa de uma entrega futura de um produto agropecuário e auxilia os produtores rurais a antecipar recursos para suas atividades.

5. CPRs