Claro, TIM e Vivo adotam novos serviços contra fraudes bancárias
As operadoras Claro, TIM e Vivo lançaram serviços no âmbito do "Open Gateway", uma iniciativa global para padronizar tecnologias em redes de telecomunicações e combater fraudes bancárias.
A padronização visa conectar diferentes redes de telecomunicações, para os usuários e desenvolvedores terem um ponto de acesso único global, que facilite a navegação.
Em busca de segurança contra fraudes e mais simplificação, junto com a Claro, TIM e Vivo, mais 40 operadoras, representando 228 redes móveis e 64% das conexões à internet por celular globalmente, já aderiram ao movimento liderado pela GSMA.
Os primeiros serviços lançados pelas teles focam no combate às fraudes em instituições financeiras, como bancos e fintechs.
A verificação contínua e automática de número de usuário, eliminando a necessidade de comunicação por SMS, é uma medida crucial para fortalecer a segurança em acessos a contas e recuperação de senhas.
Outros serviços incluem a verificação de troca de chip, prevenindo apropriação de contas, e a localização do dispositivo para evitar transações falsas e proteger os clientes de golpes que manipulam o GPS.