Suno Notícias

As entregas de cacau na Costa do Marfim, principal fornecedor mundial, continuam em declínio; veja quais são os impactos 

 Preço do Cacau

Chocolate 

A escassez de cacau continua impulsionando os preços na bolsa de Nova York, com os contratos para março atingindo US$ 6.884 por tonelada, um aumento de 4,91% em relação ao último fechamento.

A Fitch Solutions destacou que a recuperação dos preços do cacau é impulsionada por várias preocupações com a oferta, como a incerteza em torno das exportações da Costa do Marfim.

Segundo o Globo Rural, as entregas de cacau na Costa do Marfim, principal fornecedor mundial, continuam em declínio, sem sinais de recuperação.

Na safra 2023/24, iniciada em outubro, as chegadas aos portos do país totalizaram 1,16 milhão de toneladas, uma queda de 32% na base anual.

Dessa forma, o mundo deve enfrentar o terceiro déficit consecutivo na produção neste ciclo 2023/24. Analistas projetam a possibilidade de que a demanda supere a oferta também na temporada 2024/25, informa o Globo Rural.

Desde meados do ano passado, os preços do cacau têm renovado máximas de forma constante no mercado internacional, especialmente pelas variações do clima.

Porém, as máximas recentes devem repercutir apenas em 2025. A produção de cacau para a Páscoa deste ano começou entre setembro e outubro de 2023 para a maioria do setor, quando também foi definida a precificação dos itens. Vale ressaltar que neste período também houve elevação dos preços do cacau.