Qual vale mais a pena? Carro por assinatura, financiado ou à vista?
Carro
O carro por assinatura proporciona a comodidade do dia a dia sem precisar ter a dor de cabeça de manutenções, seguro, licenciamento, depreciação e IPVA.
Repórter: Poliana Santos
Além disso, com o carro por assinatura, o usuário tem a facilidade de trocar de carro pela cor, modelo e quilometragem que ele quiser.
Mas será que vale a pena?
A vantagem do carro por assinatura é não precisar gastar toda ou grande parte da sua economia na compra de um veículo, como acontece na compra à vista.
O cliente também não precisa se preocupar com um alto valor para dar de entrada para possuir o carro, como no financiamento.
Além disso, diga tchau aos custos extras que o carro exige, como manutenções, seguro, licenciamento, depreciação do veículo e IPVA, o que facilita a organização financeira o usuário
Quanto custa assinar um carro?
Os valores variam de acordo com a escolha do carro, tempo de contrato e teto de quilometragem.
Os contratos, geralmente de 12 a 24 meses, são acertados com a empresa, como locadoras — como a Movida (MOVI3), Localiza (RENT3), Unidas (LCAM3) e Porto Seguro (PSSA3)
Ou montadoras, a exemplo de Fiat, Renault, Volkswagen, Ford, Toyota.
Escolhe-se uma franquia de quilometragem, com planos a partir de 500 quilômetros por mês. Se o cliente optar por quilometragens maiores, o valor da assinatura será, evidente, maior.
A média das assinaturas varia entre R$ 1500 — para carros econômicos — a R$ 4000, para veículos luxuosos e equipados.
Uma pesquisa pelos sites de locadoras ou de montadoras pode indicar preços intermediários, e até abaixo de R$ 1500, mas essa faixa é a mais comum.
Parcelamentos de carros podem sair mais baratos — com mensalidades em torno de R$ 1000 –, mas a entrada costuma ser elevada.
Desvantagens de carro por assinatura
Na mensalidade está embutido custo de capital, ou seja, são embutidos custos como o de locação do imóvel que a locadora reside, o da operação da compra do carro, o de utilização de um capital.
Além de todo o custo repassado, a empresa ainda precisa embutir uma margem de lucro.
Outra desvantagem é o teto de quilometragem. Normalmente, as empresas de locação de veículos colocam um limite de por mês, que varia de 1,5 mil km a 2 mil km.
Para aqueles que rodam muito com o carro, essa opção acaba ficando inviável.
Qual vale mais a pena?
Para os especialistas, não existe uma resposta concreta – tudo depende do perfil do consumidor, do que ele quer e de suas necessidades com o carro.