Caipirinha mais barata? O que está mais caro para o verão 2024
O verão chegou: a estação das praias, sol e calor chegou com tudo em 2024. Entretanto, muitos turistas e moradores do litoral estão notando um aumento nos preços.
Após a divulgação do IPCA, indicador da inflação brasileira, nesta quinta-feira (12), alimentos e produtos tiveram altas bem relevantes nos últimos 12 meses.
Segundo o IBGE, o morango foi o subitem que mais encareceu em 2023, subindo 75,56%. Mas não foi só ele: tangerina (43%), manga (30%), abacaxi (30%), e hortaliças e verduras (26%) também viram os cifrões aumentarem.
Um dos produtos mais requisitados do verão, o sorvete subiu cerca de 11,26% em 12 meses. Além disso, hospedagens (+12%) e passagens aéreas (47%) tiveram altas significativas.
nbeenwongowkng
Um destaque positivo foi o limão: em 2023, a fruta ficou 16% mais barata. Entretanto, isso não significa que os veranistas encontraram caipirinhas e outros drinks com limão mais baratos.
Pelo contrário, o subitem de "outras bebidas alcóolicas" no IPCA estão listadas pelo IBGE com uma alta de 11% no ano, o que deve refletir ainda nos cardápios de restaurantes e praias.