A BYD já dava como certo o início da produção de carros elétricos no antigo complexo da Ford, em Camaçari (BA). No entanto, a marca chinesa ganhou uma rival na disputa pelo local.
Trata-se da marca brasileira de carros elétricos Lecar, que protocolou um pedido de disputa pelas instalações.
O local em disputa é a antiga fábrica da Ford, na região metropolitana de Salvador. A capacidade produttiva da instalação, com mais de 4,5 milhões de metros quadrados, é de até 400 mil carros por ano.
A BYD vem negociando com o governo da Bahia desde 2022. Em julho de 2023, foi assinado um procolo de intenções, e em outubro, houve o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica, com R$ 3 bilhões em investimento.
No entanto, a brasileira Lecar apresentou uma proposta concorrente visando não só a área, mas também os ativos da fábrica.
A Lecar tem sede em São Paulo e está construindo sua primeira fábrica, localizada em Caxias do Sul (RS), onde será produzido o Model 459. Já em Camaçari, a ideia é produtor um outro modelo, que seria um carro elétrico popular.
Agora, a Lecar aguarda o desfecho do processo conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia. A alienação está em fase de manifestação pública.