Bolsa Família: o que muda em 2024 para famílias unipessoais?
Famílias unipessoais
Bolsa Família
O Bolsa Família passou por uma recente atualização, apresentando alterações relevantes para as famílias unipessoais que compõem o programa.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, somente 16% da folha de pagamento municipal pode ser composta por famílias formadas por uma única pessoa.
Conforme as novas regras do Bolsa Família, as famílias desta categoria poderão receber uma parcela fixa no valor de R$ 600.
Nesse caso, as mudanças recentes não vão afetar as famílias unipessoais que já fazem parte do programa, mas apenas os novos beneficiários.
Em cerca de 1 ano, aproximadamente 1,7 milhão dos que estão no Bolsa Família como famílias unipessoais acabaram perdendo o benefício, de acordo com o MDS.
Mas essa perda não tem nenhuma relação com as mudanças citadas anteriormente. Essas 1,7 milhão de famílias unipessoais foram excluídas após revisão do CadÚnico.
Nesse caso, o governo constatou que essas pessoas estariam recebendo o Bolsa Família de forma indevida, ou então faziam parte de uma família com mais pessoas.
Ademais, vale ressaltar que as famílias formadas por uma única pessoa também podem receber o Bolsa Família, desde que estejam em conformidade com os critérios.