Bilionários

Suno Notícias

27 de janeiro, 2023

Bilionário é acusado de 'maior golpe da história corporativa'

O investidor Nathan Anderson, um "short seller" que buscou lucros apostando na queda de algumas ações e ativista da Hindenburg Research, tem em seu alvo o bilionário indiano Gautam Adani. O empresário tem uma fortuna avaliada em US$ 96,6 bilhões, segundo a Forbes.

As ações das empresas indianas do Adani Group caíram fortemente na manhã de quarta-feira (25), com a divulgação de que a Hindenburg Research reduziu sua recomendação do conglomerado. A companhia de pesquisa financeira acusa as empresas de fraude.

Segundo a Hindenburg, as alegações são resultado de uma investigação de dois anos sobre o que caracteriza como um “esquema descarado de manipulação de ações e fraude contábil ao longo de décadas”.

O Adani Group classificou a conclusão da Hindenburg como “maliciosamente perniciosa” e “não pesquisada”. A divulgação da pesquisa fez com que o grupo perdesse US$ 12 bilhões do valor de mercado e desencadeou uma liquidação de títulos em dólares.

Gautam Adani diz que entrará com uma ação legal contra as alegações. A Hindenburg disse que “receberá” tal movimento. “Apoiamos totalmente nosso relatório e acreditamos que qualquer ação legal tomada contra nós seria sem mérito”, comunicou.

A Hindenburg, em seu relatório, diz que se trata do “maior golpe da história corporativa” por suposto uso de entidades de fachada offshore e manipulação de ações. O relatório alega que as empresas de fachada são usadas para “manipulação de ações” e “lavagem de dinheiro”.