Suno Notícias

O valor do ar-condicionado teve alta em janeiro, mas a maioria dos preços do varejo eletrônico caiu; entenda

Eletrônicos 

Varejo online

Os preços dos produtos eletrônicos no varejo nacional diminuíram 0,05% em janeiro deste ano em comparação com dezembro de 2023,  uma queda de 6,9% na base anual, segundo dados do Índice de Preços Fipe/Buscapé.

Segundo Sergio Crispim, economista da Fipe responsável pelo indicador, o resultado indica uma tendência de redução nos preços desses produtos vendidos pela internet no início de 2024.

De acordo com o Valor Econômico, o índice é elaborado através do monitoramento mensal de 2 milhões de preços de 9 mil produtos, divididos em 47 categorias e agrupados em cinco grupos: celulares e telefones; informática; vídeo e áudio; eletrodomésticos; e eletroportáteis.

Os preços nesse setor também estão significativamente abaixo da inflação geral. Enquanto o índice da Fipe registrou queda nos preços dos eletroeletrônicos no início do ano, o IPCA, índice oficial de inflação do país calculado pelo IBGE, aumentou 0,42% em janeiro deste ano.

Segundo Crispim, o fenômeno de preços mais baixos no setor, em comércio on-line ante média inflacionária, é tendência global no campo eletroeletrônico. Em grande parte, se deve à redução de custos no segmento. Essa área opera com ritmo de produção massificado, impactado ainda pelas inovações tecnológicas.

Além disso, no Brasil,  houve o impacto do câmbio, com a depreciação do dólar frente ao real. Muitos desses itens são importados ou têm diversos componentes cotados a dólar.

Porém, um produto não diminuiu o valor: o ar-condicionado. Com as altas temperaturas nos últimos meses, houve forte aumento na demanda pelo produto, que registrou alta de 27,7% nos preços na base anual.