Apple lança recurso antirroubo para aparelho no Brasil
ENTENDA
IPHONESEGURO
A Apple lançou um novo recurso anti-roubo para o iPhone, com a promessa de dificultar que bandidos acessem informações sigilosas no celular.
Parte do pacote de atualização da versão 17.3 do iOS, o recurso foi visto pela primeira vez em dezembro de 2023 e já pode ser acessado por usuários do Brasil e do restante do mundo.
Chamado de “Proteção contra roubo de dispositivos”, o recurso obriga a utilização de desbloqueio biométrico (facial ou de dedo) em operações consideradas críticas pela Apple quando o usuário estiver longe de casa.
Para utilizá-la, o usuário vai ter que ativar a funcionalidade manualmente quando estiver disponível.
Atualmente, quando a autenticação biométrica falha, o iPhone pede que o usuário digite a senha numérica ou alfanumérica do aparelho como alternativa.
Isso acaba facilitando a situação para bandidos, que podem exigir esse código à vítima durante o crime.
A ideia da Apple é impedir que algumas funções possam ser alteradas na rua e sem o rosto ou dedo do usuário.
No recurso, passam a ser obrigatórias a utilização de autenticação pelo Face ID (facial) ou Touch ID (dedo) para as seguintes tarefas, sem a possiblidade de utilização de senha numérica ou alfanumérica como alternativa.
A Apple criou ainda uma segunda camada de segurança para algumas operações consideradas ainda mais importantes no aparelho.
Para realizar alterações nesse grupo, o usuário vai ter de passar pela autenticação biométrica e esperar uma hora até que consiga realizar a mudança desejada.
A novidade vai estar disponível para todos os dispositivos aptos a receber o iOS 17 (2ª geração do iPhone SE até o modelo 15 Pro Max).