ENERGIA SÓ EM RORAIMA

Suno Notícias

16 de agosto, 2023

Apagão Nacional: Tudo o que se sabe até agora sobre a queda de energia em 25 estados e DF

Na manhã da terça-feira (15), um apagão atingiu 25 estados e o DF.  O evento foi o maior desde 2009 e ainda existem muitas dúvidas sobre o ocorrido. 

Confira a seguir o que se sabe até agora, com base nos comunicados e pronunciamentos do governo federal, do Ministério de Minas e Energia (MME) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

O sistema elétrico deixa de funcionar quando acontece algum problema em ambas as linhas de transmissão. Uma sobrecarga no Ceará teria dado início às falhas. 

Entretanto, um segundo apagão, ocorrido na Região Norte, ainda não teve a origem esclarecida e o ONS não informou o local.

Por volta das 8h30, quando aconteceu o apagão, estima-se que o sistema do NE estava utilizando mais usinas eólicas do que hidrelétricas Essas usinas não possuem controle do operador e dependem de uma 3ª fonte para se restabelecer.

Devido à sobrecarga, o Erac, sistema detector de demanda e oferta de energia, cortou o fornecimento para evitar danos nos equipamentos e uma quebra no sistema. O apagão ocorreu, então, durante a exportação de energia do Norte e Nordeste o Centro-Sul e por isso, “fechou-se” a troca de energia entre as regiões.

Com isso, a geração de energia pelas eólicas foi reduzida a cerca de 20% de sua capacidade, o que provocou o Erac cortar mais uma vez as outras 3 regiões. Essa medida fez com que o país ficasse dividido entre Nordeste/Norte e  Sudeste/Centro-Oeste/Sul.

Foi apenas por volta das 14h49 que a energia voltou ao seu pleno fornecimento, com o retorno gradual nas horas entre o apagão e o restabelecimento.

Ao longo do dia, governo federal e aliados relacionaram o ocorrido com a Eletrobras (ELET6) e a recente privatização da companhia, que é a maior de energia do país.