Veja como Time 4 Fun (SHOW3) e Ambev (ABEV3) foram afetadas pelo avanço da ômicron.
Sem show, sem Carnaval
Muitas empresas esperavam que 2022 fosse o grande ano de recuperação econômica. O setor de eventos, especificamente, tinha ainda mais expectativas de uma retomada.
Repórter: Victória Anhesini
Mas, com o anúncio de uma nova variante de Covid-19, inúmeros planos já foram frustrados.
Companhias como Time 4 Fun (SHOW3) e Ambev (ABEV3) sofreram com o avanço da ômicron.
Com o aumento significativo de infecções, o Carnaval de rua foi cancelado na maioria das cidades no país. Os desfiles de escolas de samba acabaram adiados para abril.
De acordo com relatório do Bank of America, os consumidores estão voltando aos bares e bebendo, mas ainda não no mesmo patamar pré-pandemia.
O Carnaval era uma chance para a Ambev impulsionar vendas no primeiro trimestre de 2022, principalmente no on trade, ou seja, com vendas diretas para bares, restaurantes e baladas.
Rodrigo Crespi, analista da Guide Investimentos, afirma que essa falta de impulso nas vendas será sentida até o primeiro trimestre deste ano.
“Deve se esperar geração de receita mais fraca, além de afetar o custo de insumos”, disse.
Para o segundo trimestre do ano, ele acredita que o canal on trade deva melhorar, enquanto o off trade, a venda em varejo, continuará indo muito bem.
"E o Lollapalooza? Vai ter?"
O calendário de grandes shows e festivais de música estava previsto para voltar em 2022.
A partir do segundo trimestre de 2021, a T4F tinha planos grandiosos para os dois anos seguintes. Afirmava que a indústria do entretenimento iria crescer "quatro anos em dois".
As novas datas do Lollapalooza foram anunciadas, com previsão para o último final de semana de março. Mas, no dia 6 de janeiro, a ação da produtora desabou 7% em meio ao avanço dos casos de Covid-19.
"O Lollapalooza era um catalisador para a empresa voltar e aparecer no radar dos investidores, mas tem esse conflito com as novas medidas de restrição", disse o analista da Guide.