VOANDO ALTO

Suno Notícias

23 de março, 2023

Por que 2023 é o ano do agronegócio brasileiro?

2023 se encaminha para ser o ano do agronegócio brasileiro. A expectativa dos analistas é de que a força do campo impulsione os números do Produto Interno Bruto (PIB) do País e ajude a economia brasileira a crescer ao longo dos próximos meses.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de grãos deve chegar na casa dos 302 milhões de toneladas, recorde para o setor. Por isso, a atual colheita está sendo batizada como supersafra 2023.

Na visão do Itaú, o PIB do agro deve disparar 10,% neste ano. “A soja deve ser o destaque, projetando esse crescimento e sendo um dos principais propulsores”, aponta Natália Cotarelli, economista do Itaú BBA, ao citar a supersafra da soja ao Suno Notícias.

Nas previsões do banco, enquanto o agronegócio no Brasil verá seus números dispararem ao longo de 2023, os setores da Indústria (0,4%) e de Serviços (0,8%) terão números mais tímidos — no geral, o banco espera que o PIB brasileiro avance 1,3%.

No ano passado, o setor agro recuou 1,7%, de acordo com os dados do IBGE. Um dos fatores para essa queda foram os efeitos climáticos adversos na região Sul, como a seca do ano passado.

Quem puxou o PIB para cima em 2022 foram os setores de Serviços (4,2%) e Indústria (1,6%), responsáveis por cerca de 90% do indicador. Contudo, como esses dois nichos econômicos devem apresentar um crescimento bem tímido em 2023, o agronegócio tem tudo para ser o destaque do ano, principalmente por causa da supersafra.