Aeroporto deixará de pedir passaporte em breve; saiba qual é
Viajar por um dos melhores aeroportos do mundo será ainda mais tranquilo no próximo ano.
A partir de 2024, as autoridades informaram que o Aeroporto de Changi, de Singapura, introduzirá a autorização de imigração automatizada, que permitirá aos passageiros partirem da cidade-estado sem passaportes, utilizando apenas dados biométricos.
A tecnologia biométrica, juntamente com o software de reconhecimento facial, já está em uso, até certo ponto, no Aeroporto de Changi, em faixas automatizadas nos postos de controle de imigração.
Mas as próximas mudanças reduzirão a necessidade de os passageiros apresentarem repetidamente os seus documentos de viagem em pontos de contato e permitirão um processamento mais simples e conveniente.
A biometria será usada para criar um “token único de autenticação” que será empregado em vários pontos de contato automatizados, eliminando a necessidade de documentos físicos de viagem, como cartões de embarque e passaportes.
Ainda assim, os passaportes ainda serão exigidos para muitos países fora de Singapura que não oferecem imigração sem passaporte.
As viagens contínuas têm se popularizado em todo o mundo e a identificação biométrica poderá em breve ser o futuro das viagens, dizem alguns estudiosos.
As identificações digitais, em conformidade com os padrões da Organização da Aviação Civil Internacional em Aruba, permitem que os viajantes viajem usando versões digitais seguras de seus passaportes em seus celulares.
Nos EUA, grandes companhias aéreas como American Airlines, United e Delta têm experimentado check-in biométrico, entrega de bagagem e portões de embarque em aeroportos selecionados nos últimos anos.