O que esperar das ações da Vale (VALE3) para 2023?
Suno Notícias
12 de dezembro, 2022
A China, grande parceira comercial da Vale, vem consumindo menos minério de ferro por conta de medidas contra o coronavírus e da crise imobiliária.
O conflito entre Rússia e Ucrânia também pode impactar negativamente os resultados futuros da Vale. No terceiro trimestre deste ano, devido à guerra, a Vale enfrentou um aumento nos custos com frete do minério de ferro. Isso aconteceu por conta do aumento nos preços dos combustíveis e demanda por transporte.
Apesar destes pontos de atenção relacionados a fatores externos, ainda há especialistas com visão positiva para as ações e dividendos da Vale.
Para 2023, as ações da mineradora estão entre as preferidas de analistas do Santander. O banco selecionou a companhia pela alta liquidez, potencial de valorização e um valor de mercado considerado baixo dos pares globais e do que os balanços trimestrais.
Sobre os dividendos da Vale, a SVN Investimentos acredita que a Vale não pagará em níveis iguais aos vistos em 2020 e 2021. Apesar disso, a perspectiva é que haverá um pagamento próximo a 9-10% em 2023, “que é extremamente interessante do ponto de vista médio de dividendos das empresas do Ibovespa”.
Já a equipe da Terra Investimentos, com uma visão ponderada, comenta que “se a empresa desempenhar um bom ano operacionalmente, os dividendos serão atrativos para os investidores. Caso não, os dividendos serão impactados”.