140 anos do Expresso Oriente: Veja 6 curiosidades sobre a viagem
Inspiração para muitos romances literários e cinematográficos, a viagem do Expresso Oriente é conhecida mundialmente pela sua travessia de Paris até a antiga capital de Constantinopla.
#1:O Orient Express foi criado pelo engenheiro belga Georges Nagelmackers, inspirado nos trens noturnos americanos da Pullman. Ele sonhava em tornar as viagens pela Europa luxuosas e seguras.
#2: Há 140 anos, em 4 de outubro de 1883, o trem fez sua primeira jornada com 40 passageiros de Paris a Constantinopla, passando por cidades europeias como Munique e Varna. A viagem durou 13 dias!
#3:Desde então, o Expresso do Oriente foi sinônimo de luxo. Celebridades e aristocratas viajaram nele, desfrutando da sua decoração sofisticada.
#4:O Orient Express atual possui sete carros históricos, cada um restaurado com esmero por artistas franceses. Viajantes podem explorar cidades icônicas como Istambul e Londres.
#5:Para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, o Orient Express será renovado, mantendo a decoração nostálgica do século XIX e início do XX. Serão 17 trens com restaurantes, lounges e áreas para dormir.
#6: Em 1934, a escritora inglesa Agatha Christie publicou o romance policial "Assassinato no Expresso do Oriente". A história acontece com os passageiros do trem e se tornou uma das obras mais famosas da autora até hoje.