10 restaurantes brasileiros estão entre os 50 melhores da América Latina
A mais renomada lista do mundo da gastronomia revelou os premiados do Latin America’s 50 Best Restaurants 2022.
A edição celebrou a diversidade do cenário gastronômico da região com restaurantes de 11 países e 21 destinos diferentes. Entre eles, o Brasil aparece 10 vezes no top 50.
O restaurante brasileiro mais bem classificado foi A Casa do Porco, dos chefs Janaina e Jefferson Rueda, ocupando a 4ª posição no ranking. O paulistano já havia conquistado o 7º lugar na lista mundial.
O carioca Oteque, do chef Alberto Landgraf, aparece na 12ª posição, seguido pelo paulistano Evvai (14ª), de Luiz Filipe Souza. O Lasai, de Rafael Costa e Silva e o Maní, de Helena Rizzo, ocupam a 20ª e 21ª colocação, respectivamente.
São Paulo seguiu dominando a lista de brasileiros, como o Metzi, restaurante de cozinha mexicana com toques brasileiros, na 27ª colocação. O Charco e o Nelita também aparecem.
O tradicional D.O.M, de Alex Atala, aparece em 33º lugar. O Manu, em Curitiba, conquistou a 46ª posição com o trabalho autoral da paranaense Manoella “Manu” Buffara, que já havia sido eleita a melhor chef mulher da América Latina em 2022.
O primeiro lugar da lista ficou com o peruano Central, dos chefs Virgilio Martínez e Pía León. Os pratos homenageiam as tradições e culturas do Peru. Esta é a quarta vez que é eleito o melhor da América Latina.