Waze voltou a funcionar? App tem manhã instável no Brasil, EUA e França
Com um aparente problema a nível internacional, o aplicativo do Waze apresentou uma manhã de instabilidade. Usuários em redes sociais e em plataformas de acompanhamento relataram problemas com a conexão ao servidor. Próximo ao fim da manhã, o aplicativo apresentou uma retomada de suas atividades regulares.
Por volta das 8h da manhã nesta quarta-feira (6), motoristas em todo o Brasil publicaram queixas sobre o aplicativo de detecção de trânsito e indicação de trajetos. O problema, entretanto, não parece ter sido exclusivamente nos servidores brasileiros: na França e nos Estados Unidos, usuários do app também detectaram problemas de funcionamento.
Segundo os relatos dos usuários e os problemas reportados no site Downdetector, os problemas com o app do Waze começou por volta das 8h da manhã, para usuários Android e iOS.
Por volta das 11h, três horas depois, o aplicativo retomou seu funcionamento normal.
Às 14h, o Waze, procurado pelo Suno Notícias, encaminhou a seguinte resposta:
“Estamos cientes do problema que ocorreu durante a noite e que afetou brevemente o Waze. Trabalhamos rapidamente para resolvê-lo e o aplicativo já está operando normalmente.”
Questionado, o aplicativo não apontou a principal causa do mal funcionamento.
Problemas no Waze no Downtector
Nesta quarta-feira, as principais reclamações sobre o Waze “fora do ar” eram relacionadas ao funcionamento do aplicativo móvel, em mais da medade das notificações registradas no Downdetector, site de acompanhamento ao vivo de problemas em sistemas e apps.
As demais reclamações registradas diziam respeito à conexão com o servidor.
Até as 9h30, mais de 300 notificações já haviam sido registradas no Downdetector desde que as falhas começaram a ser percebidas.
O aplicativo Waze tem como principal função a navegação de GPS desenvolvido pela companhia Waze Mobile, que foi adquirida pelo Google em 2013. O serviço de mapeamento de condições de tráfego começou como uma startup em Israel em meados de 2008 e chamou a atenção do mundo com a venda para a big tech do Vale do Silício.
Reclamações sobre o Waze no X
A seguir é possível ver algumas publicações de usuários do aplicativo do Waze queixando-se do funcionamento.