A holding de Warren Buffett, Berkshire Hathaway (BERK34), obteve nesta sexta-feira (19) autorização para comprar fatia de até 50% da Occidental Petroleum (OXYP34), gigante petrolífera, pela Comissão Federal Reguladora de Energia Elétrica (FERC) dos Estados Unidos.
O pedido havia sido entregue dia 11 de julho pela companhia de Warren Buffett. Entretanto, a Berkshire Hathaway já estava comprando ações da petrolífera desde o início de 2022, atingindo uma participação de cerca de 20%, com 188,5 milhões de ações preferenciais.
Esse movimento disparou o desempenho da Occidental Petroleum no mercado acionário americano, alcançando uma valorização de mais de 100% desde o começo do ano.
O mercado especula que Warren Buffett está com planos de adquirir a totalidade de ações da Occidental. Com isso, outros investidores de menor tamanho seguem a empreitada de Buffet.
As ações da Occidental Petroleum listadas na NYSE fecharam o pregão em alta de cerca de 9% nesta sexta-feira (19).
A aprovação da FERC era necessária para Warren Buffett pois a Berkshire tem uma unidade de energia que é regulada pelo órgão. O diretor da divisão de regulação de energia elétrica, Carlos Clay, afirmou que a a autorização era consistente com o interesse público, segundo informações da Exame.
A gestora afirmou, em comunicado ao mercado, que a transação não vai trazer efeitos adversos para a competitividade do setor.
A holding de Buffett tem direito de adquirir mais 83,9 milhões de ações ordinárias da Occidental Petroleum por US$ 5 bilhões.
Outras empresas que Warren Buffett está investindo
Recentemente a Berkshire Hathaway entregou à SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) um documento que descreveu as mudanças feitas em seu portfólio no segundo trimestre do ano.
O portfólio da holding de Warren Buffett totalizava 47 companhias, com um valor total de mercado de cerca de US$ 300 bilhões, se concentrando no setor de tecnologia.
As 5 maiores posições correspondem a 74% do total da carteira, com a Apple (AAPL34) ocupado 41% . Em seguida no ranking vêm o Bank of America (BOAC34), a Coca-Cola (COCA34), a Chevron (CHVX34) e a American Express.
Confira abaixo outras informações sobre os investimentos de Warren Buffett no 2T22:
Notícias Relacionadas