Warner e Discovery se unem e criam 2ª maior empresa de mídia dos EUA
A AT&T (ATTB34), detentora da Warner, e a Discovery Channel (DCVY34), selaram acordo nesta segunda-feira (17) para fundir suas marcas e darem origem a uma gigante do streaming de conteúdo, superando colossos como a Netflix e se tornando a segunda maior empresa da mídia dos Estados Unidos.
Atualmente, sob o guarda-chuva da Warner estão Warner Bros e os canais HBO e CNN, ao passo que a rival, a Discovery, é detentora da Discovery Kids, TCL, Food Network, Oprah Winfrey’s OWN e outras.
Os conteúdos, assim, reunirão exclusividades como as franquias de Batman e Harry Potter, somadas à programas caseiros e documentários da Discovery, populares na TV à cabo. O negócio será liderado por David Zaslav, 60, que comanda a Discovery há 14 anos.
As ações da AT&T tiveram alta de 4,5% após a divulgação da notícia, enquanto a Discovery viu seus papéis valorizarem 8,7%.
A negociação para a criação do novo grupo de mídia deve alcançar a bagatela de US$ 150 bilhões, praticamente R$ 800 bilhões no câmbio atual.
O resultado da fusão ultrapassa valores da Netflix e da NBCUniversal, já que, juntas, a Warner e a Discovery somaram mais de US$ 41 bilhões em vendas em 2020, com US$ 10 bilhões de lucro. Contados estes números, a empresa será a segunda maior dos EUA, atrás somente da Walt Disney Company.7
Os dados atuais demonstram uma base de cerca de 20 milhões de clientes na HBO Max, da AT&T, e mais de 15 milhões de assinantes do serviço de streaming da Discovery. No mercado atual, a Netflix soma mais de 270 milhões de assinantes.
Warner e Discovery só terão fusão em meados de 2022
O indicativo é de que a fusão só ocorra efetivamente em meados de 2022, contando com a aprovação dos acionistas e demais trâmites.
Segundo a agência France Presse, quando o negócio for concluído, a AT&T receberá US$ 43 bilhões e seus acionistas terão 71% da nova empresa, ao passo que os acionistas da Discovery ficarão com 29%.
Maiores empresas de mídia dos EUA
Em valor de mercado (market cap), as maiores empresas de mídia dos EUA são:
- Disney: US$ 315,3 bilhões
- Comcast: US$ 269,5 bilhões
- AT&T (Warner): US$ 230,1 bilhões
- Netflix: US$ 218,7 bilhões
- ViacomCBS: US$ 25,3 bilhões
- Discovey: US$ 16,6 bilhões
- AMC Networks: US$ 2 bilhões
A AT&T completou a aquisição da Warner em negociação de US$ 85 bilhões em 2018.