Walmart registra aumento de 6,4% em suas vendas trimestrais nos EUA
A rede Walmart (NYSE: WMT) reportou um crescimento em suas vendas nos EUA de 6,4% para o terceiro trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. Foi o terceiro trimestre consecutivo de forte crescimento, embora o último resultado divulgado tenha sido abaixo dos dois trimestres anteriores.
As vendas de comércio eletrônico do Walmart nos Estados Unidos aumentaram 79% e foram responsáveis por grande parte dos ganhos do último trimestre, informou a empresa.
No país, o tráfego de compradores diminuiu 14,2%, enquanto o valor da viagem média de compras aumentou 24%. As pessoas estão fazendo menos viagens às lojas da empresa, transferindo mais gastos online e estocando quando vão às lojas, revelou a rede de supermercados.
Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as vendas de mantimentos, produtos de papel e produtos de limpeza doméstica ajudaram a impulsionar as vendas. Ao passo que a demanda por serviços de coleta em estacionamentos ou entrega em domicílio aumentou.
Segundo o CFO da companhia, Brett Biggs, “Quando a pandemia atingiu, fomos duramente atingidos do ponto de vista de falta de estoque e isso enviou tráfego para outros varejistas”. Os níveis de estoque melhoraram desde então, reforçou. “Com o tempo, isso volta, conforme as pessoas voltam à aparência do novo normal.”
Além disso, “As mudanças no comportamento do cliente aceleraram a mudança para o e-commerce e o digital. Estávamos bem posicionados para pegar e surfar nessas ondas, devido ao nosso trabalho e investimentos anteriores ”, disse o CEO do Walmart, Doug McMillon.
Enquanto as vendas no varejo aumentaram 0,3% em outubro com o ajuste sazonal em relação ao mês anterior, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira. Desta forma, foi o sexto mês consecutivo de ganhos, entretanto, o ritmo de crescimento desacelerou, principalmente pelo fato de que os fundos de estímulo acabaram para muitos americanos desempregados.
Veja Também: Walmart anuncia venda de operações na Argentina ao Grupo de Narváez
O Walmart registrou receita total de US$ 134,71 bilhões no trimestre encerrado em 31 de outubro, um aumento de 5,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. A companhia teve um lucro de US$ 5,14 bilhões, ante US$ 3,29 bilhões no ano passado. O último período incluiu US$ 400 milhões em despesas adicionais relacionadas à Covid, uma perda na venda da unidade da Argentina e um ganho no valor de sua participação na JD.com da China.
Todavia, o crescimento do Walmart fora dos EUA tem sido mais lento, durante o último trimestre, a empresa concordou em vender sua rede Asda no Reino Unido e suas lojas na Argentina. Enquanto nesta semana, fechou um acordo para vender suas lojas no Japão, após 18 anos no país.