O Walmart anunciou nesta sexta-feira (10) que vai encerrar suas vendas online no Brasil. Além disso, a varejista demitiu 70 dos 90 funcionários que trabalham neste setor da empresa. Segundo a companhia, o motivo do encerramento é o baixo número de vendas.
“O Walmart Brasil anuncia hoje os primeiros passos na reformulação na sua estratégia digital. Inicialmente, será descontinuada a operação de marketplace, que hoje representa uma parcela mínima das vendas totais da companhia”, informou.
O Walmart deixa de vender produtos pela internet já nesta sexta. Contudo, será mantida uma equipe para dar suporte à operação das vendas já realizadas. Apesar do fechamento, a empresa anunciou estar trabalhando em uma nova estratégia de negócio.
As vendas online do Walmart operavam apenas no marketplace desde 2017. Ou seja, a empresa não vendia mais produtos da rede, apenas mercadorias de terceiros.
Saiba Mais: Walmart registra lucro de US$ 3,69 bi no trimestre, uma alta de 69,5%
Segundo a varejista, o foco agora está no mercado de atacado, clube de compras e varejo físico.
Walmart aumenta lucro em 69%
No quarto trimestre de 2018, o Walmart registrou lucro de US$ 3,69 bilhões. Trata-se de um aumento de 69,5% nos ganhos em relação ao mesmo período de 2017, quando o lucro foi de US$ 2,18 bilhões.
O ganho por ação da Walmart foi US$ 1,27 no período, em comparação com US$ 0,73 de um ano antes. Os ganhos ajustados foram de US$ 1,41 por ação, 8% acima do que analistas esperavam, segundo a CNBC.
O lucro operacional, por sua vez, foi de US$ 6,06 bilhões no trimestre, um crescimento de 35,8% no comparativo.
Saiba Mais: B2W, dona da Americanas.com, tem prejuízo e ações tem baixa de 7%
As lojas da rede nos Estados Unidos faturaram US$ 90,5 bilhões, um aumento de 4,6%. As vendas das unidades abertas há mais de um ano tiveram aumento de faturamento de 4,1%. Nas lojas Walmart, o crescimento foi de 4,2%. Nas lojas Sam’s Club, por sua vez, a taxa foi de 3,7%.