A Vulcabras, dona das marcas Azaleia e Olympikus, registrou lucro líquido de R$ 46,2 milhões no quarto trimestre de 2018, uma alta de 1,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os ganhos do ano somaram R$ 152,1 milhões, recuando 19,5% no comparativo com 2017. O balanço financeiro foi divulgado pela empresa na última segunda (11).
O faturamento da Vulcabras teve um aumento de 12,5% no trimestre, no comparativo com o mesmo período de 2017, e somou R$ 354 milhões. Já a receita anual da companhia recuou 1,1% e fechou em R$ 1,2 bilhão.
Saiba mais: Latam tem lucro de US$ 182 mi em 2018, o maior desde sua formação
A empresa de calçados brasileira obteve um Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 69,1 milhões no trimestre, 1,8% menor em relação aos R$ 70,4 milhões apresentados no mesmo período de 2017. No ano, o Ebitda foi de R$ 218 milhões, menor do que os R$ 296,5 milhões registrados no ano anterior.
O lucro bruto foi de R$ 133,7 milhões no trimestre (queda de 11,7%) e de R$ 448,6 milhões no ano (queda de 7%). A margem bruta, por sua vez, foi de 37,8% no trimestre (queda de 0,2 ponto percentual) e de 35,9% em 2018 (queda de 2,3 ponto percentual).
Saiba mais: PetroRio tem lucro líquido 302,9% maior em 2018; ações fecham em baixa
No relatório de divulgação dos resultados, o presidente da Vulcabras Azaleia, Pedro Bartelle, destacou a parceria com a Under Armour no Brasil, com a qual a empresa estabeleceu atuação no segmento premium do mercado esportivo desde outubro.
“Esperamos que essa operação nos traga resultados positivos já em 2019 e temos boas expectativas quanto aos resultados futuros”, disse Bartelle. “Como parte do acordo, estamos criando e desenvolvimento em conjunto com a Under Armour produtos específicos para o mercado brasileiro, cuja produção em nossas fábricas se inicia neste primeiro semestre e a comercialização começará no segundo semestre”.
Saiba mais: Multiplus tem lucro de R$ 119,5 milhões no trimestre; alta foi de 26,5%
O presidente também mencionou as ações de marketing em cada marca, como a consolidação da plataforma de running da Olympikus, o lançamento de novas tecnologias e a linha Kids, que contaram com “ampla exposição em TV, redes sociais e pontos de venda”. Bartelle também afirmou que as fábricas da Vulcabras, que receberam investimentos de R$ 17,1 milhões, estão prontas para a produção dos tênis da Under Armour.