A Volvo, montadora de veículos sueca, anunciou que irá investir R$ 1 bilhão no Brasil entre os anos de 2020 e 2023. O País terminou o ano passado como o segundo maior mercado do grupo.
Segundo a Volvo, o montante será destinado a pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços em todas as frentes de negócios da companhia, entre eles equipamentos para motores marítimos e construção.
“Parte dos investimentos será direcionado para desenvolvimento de novos fornecedores da cadeia local”, salientou Wilson Lirmann, presidente do grupo Volvo na América Latina.
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No ano passado, as vendas de caminhões pesados apresentaram uma alta de 58%, quando foram entregues 14,5 mil unidades. Já na categoria de semipesados, o crescimento foi um pouco menor, de 55,5%. As vendas atingiram 2,3 mil unidades.
Lirmann, afirmou que o desenvolvimento do grupo, especificamente no segmento de pesados no Brasil, foi acima da média. “Foi o melhor ano da nossa história em pesados”, disse. Em todo o mundo, os segmentos de pesados e semipesados cresceram em média 48,7% e 30%, respectivamente.
“Voltamos a liderança em caminhões pesados”, afirmou Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões, durante a divulgação do investimento, segundo reportou o jornal “Valor Econômico”.
A Volvo Buses, exportações do segmento de ônibus, teve uma alta de 77% em vendas de ônibus em 2019, considerando todos os países da América Latina, totalizando 1.864 unidades, ante 1.055 do ano anterior. Os principais destinos foram para o Chile a Colômbia.
No início do mês passado, a Volvo, por meio de um relatório, já havido informado o bom desempenho do seu segmento de carros no Brasil. Em 2019, foram comercializadas 7.916 unidades no País. O resultado equivale a um crescimento de 15,8% em relação ao ano anterior.
De acordo com os dados expostos no relatório, a companhia atualmente detém 15,2% de participação do segmento, com a liderança em algumas categorias. Além disso, a Volvo estima que o crescimento para 2020 seja de 20%.