A Volkswagen registrou um recuo de 5,4% nas vendas globais de veículos, em novembro, comparado ao mesmo período de 2017. Em contrapartida, a venda de veículos no Brasil teve alta 22,3%
A Volkswagen informou o comparativo nesta sexta-feira (14). Nele foi considerado todos os veículos dos diversos segmentos da companhia.
As vendas mundiais em novembro somaram 941 mil unidades. No entanto, no mesmo período do ano anterior foram vendidos 995 mil veículos.
O maior recuo foi visto em automóveis da Audi. A queda foi de 16,7% equivalente a 132,7 mil veículos. Entretanto, a bandeira Volkswagen apontou uma queda de 5%, equivalente a 564,5 mil carros.
Saiba mais: China suspenderá tarifas sobre veículos e peças dos EUA por 3 meses
De acordo com a empresa alemã, a região com maior percentual de crescimento de vendas foi a América do Sul, por conta do avanço do Brasil. A alta de 5,4% em novembro totalizou a venda de 50,4 mil unidades, onde o Brasil cresceu 22,3%, chegando a 38,2 mil unidades vendidas.
Portanto, o saldo negativo de 48% da Argentina, devido a crise econômica, foi compensado.
Vendas globais
Mundialmente, o mercado russo foi o que apresentou maior avanço na venda, com alta de 23%, equivalentes a 23 mil unidades. Na Europa Ocidental (maior mercado da Volks) as vendas caíram 4% (283,1 mil unidades).
De acordo com a companhia, os novos procedimentos para testes de emissão de poluentes prejudicam os resultados de venda.
Na América do Norte a queda foi de 6% em novembro, devido ao recuo nas vendas nos EUA (-8%) e México (-5,4%).
Da mesma forma, a região da Ásia-Pacífico registrou queda de 7% por conta da guerra comercial entre China e Estados Unidos, por conta do aumento de tarifas.
No acumulado do ano, as vendas da Volkswagen acumulam alta de 2%, totalizando 10 milhões de unidades.