A Volkswagen reduziu seu plano de pagamento de dividendos nesta quinta-feira (30) ao registrar prejuízo líquido de € 1,61 bilhões (cerca de R$ 9,81 bilhões) no segundo trimestre de 2020. No entanto, a maior montadora de automóveis do mundo também indicou otimismo com os sinais de que os mercados da Europa Ocidental e dos EUA estão melhorando.
A Volkswagen, que também fabrica as marcas Audi e Porsche, havia registrado lucro líquido de € 3,96 bilhões e receita de € 65,19 bilhões no mesmo período do ano anterior. Porém, entre abril e junho de 2020, a companhia teve uma caída de 37% em sua receita, para € 41,08 bilhões, já que as vendas diminuíram em todo o mundo devido às paralisações econômicas para conter a pandemia do coronavírus (covid-19).
“A primeira metade de 2020 foi uma das mais desafiadoras da história da empresa devido à pandemia do Covid-19”, disse o diretor financeiro Frank Witter.
O coronavírus levou as montadoras ao redor do mundo a uma das mais profundas crises dos últimos anos e aumentou as dificuldades que a indústria já enfrentava antes da pandemia, com a diminuição da demanda por carros e os crescentes custos de tecnologia.
A Volkswagen disse que, devido ao impacto da pandemia e à dificuldade em prever o futuro, a empresa fará uma proposta de redução de seu dividendo aos acionistas de 2019 para € 4,8 por ação ordinária, em comparação com uma proposta anterior de € 6,5 por ação ordinária, e € 4,86 por ação preferencial, em vez de € 6,56. Consequentemente, as ações da empresa estavam em queda de 4,5% na manhã desta quinta-feira.
Até maio, as vendas na China pós-bloqueio eram as principais a mostrar sinais de recuperação, enquanto os EUA e a Europa continuavam em declínio acentuado. Mas a Volkswagen disse que uma recuperação na demanda por carros nos mercados da Europa Ocidental e dos EUA ajudou o grupo a melhorar as entregas de carros para os clientes em junho e julho, apesar de permanecerem no vermelho.
A recuperação é menos pronunciada nos EUA, já que a demanda não entrou em colapso de forma tão forte quanto na Europa durante as paralisações da economia, disse o chefe de vendas da Volkswagen, Christian Dahlheim. Em junho, as entregas aos clientes nos EUA caíram cerca de 20%, em comparação com uma queda de mais de 40% em abril.
“Devido à tendência positiva exibida em nossos negócios nas últimas semanas e à introdução de vários modelos de previsão atraentes, somos cautelosamente otimistas para a segunda metade do ano”, disse Witter.
A Volkswagen indicou que as vendas globais caíram 17,5%
A Volkswagen informou também que suas vendas globais caíram 17,5% em junho na comparação anualizada, refletindo uma menor demanda em todas as regiões do mundo, com exceção à região da Ásia-Pacífico. No mês passado, a montadora vendeu 804,1 mil veículos.
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No acumulado do primeiro semestre deste ano, o grupo da Volkswagen — que também contempla as marcas Audi, Skoda e Porsche — viu suas vendas caírem 27%, para 3.893.100 unidades comercializadas.