A Volkswagen está realizando um recall dos veículos modelos Gol e Voyage. O recall seria provocado por uma falha no cinto de segurança.
A Volkswagen explicou as razões do recall tendo constatado um “desvio dimensional da rosca da porca de fixação do fecho do cinto de segurança traseiro”. Em caso de colisão, a peça poderá se soltar e deixar os ocupantes do banco traseiro, mesmo o central, desprovido da devida proteção.
Desta forma, poderão ocorrer lesões até graves, bem como riscos à vida dos passageiros e motorista.
A Volkswagen está convocando os proprietários dos veículos ano/modelo 2018 e 2019, fabricados entre 16 de maio e 14 de junho de 2018. Os números de chassis (não sequenciais) vão de JT156496 a KT010470.
A Volkswagen disponibiliza o telefone 0800 019 8866 e o site www.vw.com.br para agendamento do serviço. O recall começa a ser feito na rede VW a partir de 17 de dezembro. A montadora alemã recomenda aos clientes que preservem o documento fiscal que atesta a realização do serviço para efeito de proteção legal, a fim de que seja repassado adiante após a venda.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, “o fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
Recall de clássicos da VW
Gol e Voyage são dois clássicos que a Volkswagen mantém no mercado há mais de 37 anos. O hatch foi líder de vendas por 27 anos e só em novembro ficou em segundo entre os carros mais vendidos. Já o sedã compacto ficou 11 anos fora do mercado e voltou na geração atual, tendo ainda boas vendas no Brasil.