Volkswagen vai investir US$ 800 milhões em carros elétricos nos EUA
A Volkswagen informou durante o Salão de Automóvel em Detroit que vai investir na produção de carros elétricos nos Estados Unidos. O evento é realizado anualmente na capital americana do automóvel.
A fabricante disse que vai investir US$ 800 milhões na fábrica de Chattanooga, no Tennessee. Conforme dito pelo CEO da Volkswagen, Herbert Diess, a produção de carros elétricos começará em 2022 com o Crozz1. A SUV foi apresentada no Salão de Frankfurt 2017 como um veículo conceito.
Saiba mais: Ford e Volkswagen cancelam anúncio sobre aliança
Além do Crozz1, será produzido o Buzz1, uma reinterpretação da antiga Kombi. Este modelo veio a público durante o Salão de Detroit em 2017.
A Volks espera abrir mais de mil vagas de emprego na unidade de Chattanooga.
“Os Estados Unidos são um dos locais mais importantes para nós e a produção de carros elétricos em Chattanooga é uma parte fundamental de nossa estratégia de crescimento na América do Norte”, disse Diess.
“A equipe de gestão liderada por Scott Keogh está comprometida em continuar aumentando nossa participação de mercado nos próximos anos. Juntamente com nossos investimentos contínuos e este aumento na produção local, estamos fortalecendo as bases para o crescimento sustentável da marca Volkswagen nos Estados Unidos”, também declarou em nota.
Saiba mais: Presidente mundial da Volkswagen diz estar otimista sobre o Brasil
O investimento anunciado pela Volks seria um recado à Casa Branca, segundo a agência de notícias Reuters. O governo de Donald Trump pressiona as montadoras para que invistam mais em território nacional, em detrimentos de abertura de fábricas no exterior. Com as ameaças, o presidente conseguiu algumas vitórias. A Ford, por exemplo, chegou a cancelar um investimento que faria numa unidade no México e voltar a investir em solo americano.
Modelos elétricos da Volkswagen
Fora essas questões, a Volks já havia relevado a pretensão de lançar mais de 20 modelos totalmente elétricos nos próximos anos. É uma tentativa da montadora americana de popularizar a categoria.
A meta da Volkswagen para 2025 é vender ao menos um milhão de carros elétricos por ano no mundo. E a empresa tem as fábricas para isso:
- Chattanooga (Estados Unidos)
- Emdem (Alemanha)
- Hanover (Alemanha)
- Zwickau (Alemanha)
- Dresden (Alemanha)
- Mladá Boleslav (República Tcheca)
- Antig (China)
- Foshan (China)